Alinhar cultura à estratégia empresarial é um desafio, diz estudo
CEOs e diretores estão enfrentando, cada vez mais, incertezas e complexidades em suas funções. Isso é o que mostra um estudo da Spencer Stuart divulgado na Harvard Law School Forum on Corporate Governance. O relatório, que entrevistou mais de 2.000 líderes globais, aponta uma preocupação significativa com a cultura organizacional e a integração da inteligência artificial (IA) nos negócios.
Os resultados mostram que 85% dos entrevistados percebem um aumento na complexidade e incerteza de suas funções. Em relação à cultura organizacional, 75% dos líderes indicaram que o alinhamento com a estratégia empresarial é mais desafiador do que cinco anos atrás, apontando mudanças na dinâmica de trabalho como um fator crucial.
O estudo também destaca a preocupação com a integração eficaz da tecnologia. Cerca de 65% dos líderes relatam que a adaptação à IA e outras tecnologias é uma prioridade, mas enfrentam barreiras significativas na implementação dessas ferramentas no ambiente corporativo.
Além disso, a pesquisa aborda o papel dos conselhos de administração na orientação das empresas durante períodos de mudança. Aproximadamente 55% dos entrevistados afirmam que a sinergia entre o conselho e a gestão executiva precisa ser melhorada para enfrentar desafios externos como questões políticas e ambientais.
Outro ponto mencionado é a necessidade de foco em sustentabilidade e responsabilidade social. Quase 70% dos líderes reconhecem a importância de incorporar práticas sustentáveis em suas estratégias de negócios para manter a relevância e a confiança no longo prazo.
Esses dados reforçam a necessidade de uma liderança adaptativa e visionária que possa trabalhar em um cenário empresarial em constante evolução e com desafios crescentes.