Artigo 20/03/2024

7 dicas para melhorar a cibersegurança

A segurança cibernética é uma preocupação que não pode ser ignorada. E deve ser uma prioridade estratégica que exige o comprometimento em todas as esferas das companhias, a começar pelos Conselhos.

Apesar de ser prioridade para os ‘boards’ em todo o mundo, muitos ainda não estão suficientemente engajados. Para melhorar a segurança cibernética, os gestores precisam adotar uma abordagem proativa e estratégica, com medidas que fortaleçam a proteção de dados diante de ameaças digitais.

Confira 7 dicas do Boardwise para aprimorar a cibersegurança:

  1. Revisão dos planos de comunicação: é essencial ter um plano de comunicação claro e eficaz para lidar com violações de segurança cibernética. O Conselho deve revisar e testar regularmente esse plano para garantir a eficácia em situações de risco.
  2. Realizar exercícios de mesa: exercícios de mesa são uma maneira eficaz de testar a capacidade de resposta da organização a incidentes de segurança cibernética. O Conselho deve participar desses exercícios para entender melhor os desafios e as lacunas na segurança da organização.
  3. Investimento em planejamento estratégico: o Conselho deve colaborar no planejamento estratégico de segurança cibernética da organização. Isso inclui identificar os tópicos críticos a serem protegidos, avaliar as ameaças potenciais e desenvolver estratégias eficazes de prevenção e resposta a incidentes.
  4. Revisão contínua e aprendizado: a segurança cibernética é um campo em constante evolução, e o Conselho deve monitorar os riscos e ajustar suas estratégias de segurança na mesma velocidade. Para isso, é necessário estar por dentro das últimas tendências e regulamentações em segurança cibernética.
  5. Liderança pelo exemplo: o Conselho deve demonstrar um compromisso com a segurança cibernética e estabelecer metas e diretrizes claras para a organização seguir.
  6. Envolvimento com o executivo de segurança cibernética: é recomendável que o Conselho atue junto com o executivo de segurança cibernética da organização, garantindo que haja uma comunicação eficaz sobre os desafios e as estratégias de segurança cibernética.
  7. Foco nos aspectos humanos: a segurança cibernética não se trata apenas de tecnologia, mas também de pessoas. O Conselho deve garantir que haja uma cultura organizacional que valorize a segurança cibernética e promova a conscientização e a educação dos funcionários sobre práticas seguras.