Ronda da Governança #20
Dança das cadeiras nos Conselhos em 2025
Em 2025, 453 candidatos concorrem a uma cadeira nos Conselhos de Administração nas principais companhias abertas brasileiras. A temporada de assembleias que vai até o final de abril trará renovações nos ‘boards’ de 55 companhias que integram o Ibovespa, de acordo com um levantamento da Ânima Comunicação em Governança realizado pelo segundo ano consecutivo. Em 2024, foram escolhidos 360 conselheiros, divididos em 43 companhias.
Conselhos na mídia
O levantamento da Ânima foi noticiado em primeira mão pelo Valor Econômico no dia 17 de abril. A reportagem assinada pela jornalista Fernanda Guimarães analisou os principais aspectos da temporada de assembleias de 2025 e as movimentações nas companhias. A sócia-fundadora da Ânima, Simone Monteiro, foi uma das fontes citadas no texto. Segundo ela, conhecer os nomes dos candidatos ajuda a avaliar se os interesses da administração estão alinhados com os dos acionistas. "O conselho tem papel central na definição da estratégia corporativa e na escolha da alta liderança", disse ao jornal.
E mais...
A agência Eixos, especializada em energia, também noticiou o estudo da Ânima em sua newsletter diária, com um recorte setorial. As empresas de energia elétrica e petróleo e gás vão eleger 113 membros para 14 conselhos de administração na temporada de eleições de 2025, atualmente em curso. O número corresponde a quase um quarto de todas as companhias que compõem o Ibovespa e vão eleger conselheiros este ano, que somam um total de 453 vagas a serem ocupadas.