Artigo 14/01/2025

Ronda da Governança #14

Bill Ackman quer criar versão moderna da Berkshire Hathaway

A Pershing Square Capital Management LP propôs uma fusão entre uma subsidiária recém-formada de sua empresa e a Howard Hughes Holdings, uma incorporadora focada em comunidades planejadas e propriedades comerciais. A oferta da empresa liderada por Bill Ackman é de US$ 85 por ação, um prêmio de 38,3% em relação ao valor das ações em agosto de 2024, quando a Pershing Square expressou interesse pela fusão. Atualmente, o fundo de Ackman detém 37,6% das ações da incorporadora.

Ackman pretende transformar a Howard Hughes em uma “Berkshire Hathaway moderna”, utilizando os recursos da empresa para investir em novas empresas e ativos. O objetivo é aumentar o valor das ações da companhia por meio de aquisições estratégicas de participações controladoras em empresas operacionais. O novo modelo de negócios envolveria o uso do capital gerado pela fusão para reinvestir em novos empreendimentos, com a expectativa de altos retornos a longo prazo.

Sheryl Sandberg deixa Conselho da Meta…

Sheryl Sandberg, ex-diretora de operações da Meta, deixará o conselho da companhia após o fim de seu mandato, em maio. A executiva foi a principal arquiteta do modelo de negócios do Facebook, que é fortemente baseado em publicidade digital. Em 2022, Sandberg deixou seu cargo executivo após 14 anos de trabalho na empresa.

Durante seu tempo na Meta, Sandberg se envolveu em várias controvérsias, como o escândalo da Cambridge Analytica, o uso do Facebook na organização da invasão do Capitólio em 2021 e questões sobre o uso dos dados dos usuários para fins publicitários. Apesar disso, ela foi uma figura crucial para o crescimento da empresa e adoção da plataforma por grandes corporações, especialmente ao negociar diretamente com CEOs.

… e presidente do UFC é nomeado para o board da empresa de Zuckerberg

Dana White, presidente do UFC, foi nomeado para o conselho da Meta, em uma mudança estratégica anunciada por Mark Zuckerberg em janeiro de 2025. Além de White, foram também nomeados Charlie Songhurst, investidor em tecnologia focado em inteligência artificial, e John Elkann, CEO da Exor. A Meta, conhecida por ser uma gigante das mídias sociais, busca aproveitar a expertise desses novos diretores para impulsionar seu trabalho com IA, wearables e o futuro das redes sociais, de acordo com Zuckerberg.


White apoiou Donald Trump na eleição de 2024 e esteve ao seu lado em eventos importantes, em mais um movimento que sugere uma mudança ideológica na Meta. Essa movimentação também se alinha com o desejo de Zuckerberg de melhorar seu relacionamento com a administração Trump, especialmente antes da posse do novo presidente.

McDonald’s reduz programas de diversidade

O McDonald’s anunciou a redução de seus programas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), após a decisão da Suprema Corte dos EUA em 2023, que proibiu a ação afirmativa nas admissões universitárias, e diante da crescente reação conservadora contra essas iniciativas. A empresa comunicou que vai retirar metas de diversidade para cargos de liderança sênior e vai acabar com um programa que incentivava seus fornecedores a promoverem treinamentos de diversidade. Além disso, a gigante do fast-food suspenderá sua participação em pesquisas externas relacionadas à inclusão no ambiente de trabalho.

A mudança ocorre em um contexto em que outras grandes corporações, como Walmart e John Deere, também diminuíram ou abandonaram esses tipos de iniciativas devido ao impacto da decisão judicial e à pressão política. O McDonald’s afirmou que continua comprometido com a inclusão e acredita que uma força de trabalho diversificada é uma vantagem competitiva. A empresa já havia alcançado algumas metas, como a equidade salarial de gênero, e segue trabalhando para garantir a diversidade em sua base de funcionários e fornecedores.