Artigo 21/10/2024

Ronda da Governança #11

Novo chairman da Disney

O executivo veterano James Gorman foi escolhido como novo presidente do Conselho de Administração da Walt Disney. Além disso, a empresa informou que escolherá um novo CEO para substituir Bob Iger no início de 2026, preparando o terreno para a sucessão na empresa de mídia e entretenimento.

Gorman vai renunciar à presidência do conselho do banco Morgan Stanley no fim de 2024 e ocupar a posição na Disney a partir de janeiro. O novo chairman da Disney foi CEO do banco por 14 anos e a ela é creditada a transformação do banco em uma potente wealth management.

IPOs de empresas brasileiras seguem à espera

Não foi dessa vez que investidores retomaram o interesse por novas empresas brasileiras. O IPO da Moove, divisão de lubrificantes do Grupo Cosan, foi adiado em Nova York. Essa seria a primeira abertura de capital de uma empresa brasileira - nos EUA ou no Brasil - desde 2021. A piora no Risco Brasil teria dificultado a transação.

Em fato relevante, a Cosan disse que“em função das condições adversas de mercado, decidiu não prosseguir, nesse momento, com a oferta inicial de ações de sua subsidiária Moove”, sem detalhar.

Insider trading na Americanas

A CVM acusou o ex-presidente da Americanas, Miguel Gutierrez, e outros executivos à frente da empresa na ocasião do escândalo contábil da companhia por uso de informação privilegiada. No total, são 11 acusados no processo sancionador, que ainda não tem data para ser julgado. Para a área técnica, foram reunidos “elementos robustos, contundentes e convergentes que são capazes de sustentar acusações”. O regulador também abriu um outro inquérito que envolve o chamado “insider secundário”, que envolve pessoas sem vínculo com a companhia. Esse tipo de infração tornou-se crime com a edição da lei 13.506, em 2017.

Desafios do novo CEO da Nestlé

Sob a nova liderança do CEO Laurent Freixe, os planos da Nestlé para reestruturar e concentrar seu foco nas principais marcas foram bem recebidos pelos investidores. Ainda assim, executar uma estratégia de recuperação em meio a uma fraca demanda dos consumidores será uma tarefa difícil.

Freixe apresentou a estratégia de reformulação da diretoria executiva: revitalizar grandes marcas da Nestlé, se tornar novamente competitiva em termos de preços e reconquistar participação de mercado por meio de inovação e marketing.