Ronda da governança #1
Tecnologia no conselho do Itaú
O Itaú pretende eleger nomes do mundo de tecnologia e inovação em seu conselho de administração. O banco indicou o fundador da Movile, dona do iFood, Fabricio Bloisi, e Paulo Veras, cofundador do app de mobilidade 99, como novos membros do colegiado. Outro assunto a ser deliberado será a extensão do prazo para presença de Roberto Setubal como ‘chairman”. O executivo completa 70 anos em outubro, e a intenção é aumentar o limite de idade para 73 anos. A assembleia que vai deliberar os assuntos está marcada para 23 de abril.
Novo board do IBGC
O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) renovou seu conselho de administração, após assembleia realizada em 28 de março. O novo colegiado tem seis novos membros: Antônio Carlos Bizzo Lima, Ênio de Arêa Leão, Fabio Coimbra, Maria Cecília Cury, Ricardo Alzogaray e Simone Agra. Foram reeleitos Deborah Patrícia Wright, Cristina Duarte Pinho e Sérgio Mindlin. Segundo o IBGC, a escolha do presidente do conselho de administração será realizada pelo voto de seus membros, durante a primeira reunião subsequente à assembleia.
Prioridades da SEC em 2024
A Securities and Exchange Commission (SEC) começou a divulgar esta semana quais serão suas prioridades para 2024 e a divulgação de informações será um ponto chave dos trabalhos do regulador, segundo o presidente Gary Gensler, em um fórum realizado pela autoridade do mercado de capitais. No Brasil, a agenda regulatória da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgada no fim do ano passado elencou temas como regras dos fundos de investimentos das cadeias agroindustriais (Fiagro) e influenciadores digitais, por exemplo.
Primeiro conselho da Binance
A Binance, maior bolsa de criptomoedas do mundo, nomeou um conselho de administração pela primeira vez. Segundo a Bloomberg, a empresa busca se reestruturar após se declarar culpada no ano passado por acusações nos EUA de lavagem de dinheiro e violações de sanções. O colegiado tem sete membros. Gabriel Abed, que atuou como embaixador de Barbados nos Emirados Árabes Unidos, foi nomeado presidente. O conselho de sete membros também inclui o CEO Richard Teng, juntamente com outros três executivos da empresa - Heina Chen, Jinkai He e Lilai Wang. Os outros dois membros externos são Arnaud Ventura, sócio-gerente da empresa de investimentos Gojo & Co, e Xin Wang, CEO da Bayview Acquisition.
CVM absolve Barsi
A CVM absolveu o investidor Luiz Barsi Filho em julgamento que analisou suposto uso de informação privilegiada envolvendo a Unipar. Barsi é conselheiro de administração da empresa desde 2017. O processo investigou a aquisição, por ele, de 13.900 ações da Unipar. A decisão foi unânime.