Artigo 04/02/2024

Apple será primeira ‘big tech’ a ter Conselho paritário

A Apple, gigante da tecnologia, está prestes a realizar um marco histórico: ser pioneira na equidade de gênero no Conselho de Administração. Com a aposentadoria de Al Gore e James Bell, a empresa indicou o nome Wanda Austin, ex-CEO da The Aerospace Corporation, para o lugar do ex-vice presidente dos EUA.

A proposta deve ser ratificada pelos acionistas representará uma mudança significativa, com a formação de um Conselho composto por quatro homens e quatro mulheres. Se confirmada, o grupo terá a seguinte composição:

Mulheres

Wanda Austin: a mais nova indicada ao Conselho da Apple também integra os boards da Chevron e Amgen.

Andrea Jung: é ex-CEO da Avon e agora atua nos Conselhos da Unilever, Wayfair e Rockefeller Capital Management. Ela faz parte do colegiado da Apple desde 2008.

Sue Wagner: cofundadora da BlackRock e hoje conselheira da empresa de gestão de ativos, e também da Samsara.

Monica Lozano: assumiu como conselheira da Apple em 2021. É CEO e chairwoman da College Futures Foundation. Durante 30 anos, foi editora e publisher do La Opiníon, maior jornal hispânico dos EUA.

Homens

Art Levinson: chairman da Apple, o executivo está no Conselho da empresa desde 2000.

Tim Cook: além de CEO da Apple desde que assumiu o lugar de Steve Jobs em 2011, o executivo também serve a gigante de tecnologia como conselheiro.

Alex Gorsky: foi CEO e chairman da Johnson & Johnson até janeiro de 2023. Também é conselheiro do JPMorgan e da IBM. Está na Apple desde 2001.

Ron Sugar: além de conselheiro, o executivo é presidente do comitê de auditoria da Apple